Jaguariúna é uma cidade ímpar no interior do Estado de São Paulo que possui, além de uma bela natureza, um grande passado imponente e uma memória viva que pode ser acessada por seus moradores e visitantes. A história, a cultura e a arte de uma sociedade só podem ser valorizadas através do seu incentivo à educação. Por isso, a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Jaguariúna decidiu reabrir sua Biblioteca Municipal em um novo prédio.
Preservação Histórica
Agora, a biblioteca passa a funcionar em novo endereço no centro da cidade, com estrutura repaginada e localização de fácil acesso tanto para seus moradores quanto para aqueles que a visitam, além de novidades pontuais que incrementam sua reabertura. Com isso, o município volta a ter o sistema de empréstimo de livros gratuitos para incentivar à leitura e ainda um novo espaço cultural para todos os públicos, com o objetivo de realizar oficinas e eventos em incentivo à cultura na cidade.
Incentivo à Cultura
No casarão de dois andares, localizado no local que os registros indicam como o marco inicial da cidade de Jaguariúna, o imóvel histórico, de 1896, agora guarda muitas outras histórias. Ao todo, 32.000 títulos nacionais e internacionais estão disponíveis aos moradores da cidade de Jaguariúna e também podem ser consultados e visitados por seus turistas.
Há ainda conexão com a internet de graça para seus habitantes e um espaço especial para as crianças, com brinquedoteca e um cinema especial. Nas paredes, telas pintadas por dois artistas locais e na Biblioteca, um espaço especial de valorização dos escritores locais de Jaguariúna.
Na parte de cima do casarão imponente, preservado em sua fachada original, que data do século XVII, o Biblioteca também abrigará uma unidade da Escola das Artes da cidade, contando com diversas aulas. Com esse novo local, a cidade passa a ter três pontos fixos da Escola das Artes, além dos espaços itinerantes que atendem e capacitam pessoas de todas as idades.
Integração com outros Centros Culturais
Outros passeios rápidos que podem ser complementados à visita a nova Biblioteca Municipal de Jaguariúna contemplam a Casa de Memória e o Memorial Padre Gomes, o Centro Cultural Prof. Ulysses da Rocha Cavalcanti e o Teatro Municipal Dona Zenaide, todos próximos uns aos outros e que permitem conhecer um pouco mais do passado e presente da cidade.
Uma boa dica para os visitantes é conhecer estes ambientes como rica fonte de cultura e aprendizado. São passeios simples, rápidos e econômicos para toda a família e que, além de incrementarem os roteiros, incentivam um novo olhar sobre a cidade e sobre sua cultura. Para além dos passeios nos parques, na locomotiva ferroviária e nas diversões ao ar livre, Jaguariúna presenteia aqueles que a visitam com grandes histórias para contar.
Onde se hospedar
Para ter acesso aos centros culturais da cidade de Jaguariúna, assim como sua Biblioteca Municipal, no centro da cidade, recomenda-se hospedar-se por perto, podendo fazer os passeios de forma rápida, sobrando tempo para outros diferentes destinos na cidade. Para hospedar-se com qualidade, conforto e bom custo benefício próximo à Biblioteca Municipal de Jaguariúna, reserve aqui.
Comments