O Passeio de Maria Fumaça é um dos maiores atrativos para quem busca conhecer Jaguariúna e todo o Circuito das Águas Paulista. O Passeio de Maria Fumaça é operado pela Associação Brasileira de preservação Ferroviária - uma ONG fundada em 1977, que luta pela preservação da memória ferroviária do Brasil. É um passeio econômico, rápido e divertido para toda a família, que encanta pela forma como relaciona a natureza das cidades por onde passa com seu histórico, de forma lúdica e especial. Também é uma ótima oportunidade para as novas gerações que, nunca fizeram passeios de trem antes, conhecerem o sistema ferroviários e se encantarem com essa forma de passeio.
A locomotiva
A Maria Fumaça é uma legítima locomotiva da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, fabricada em 1958, completamente recuperada e funcional, restaurada com as cores originais da ferrovia. Seus passeios são regulares, ocorrendo sempre aos finais de semana. Então, programe-se para estar em Jaguariúna nos dias mais movimentados da cidade! Os valores regulares dos ingressos variam de R$ 60 reais a meia entrada a R$ 120 a inteira. O passeio conta com Trio Maria Fumaça, brindes, assistência de bordo e diversas atrações e possui paradas nas estações entre as cidades de Jaguariúna e Campinas.
Meio percurso
Uma opção rápida e econômica para se aproveitar na Maria Fumaça de Jaguariúna é o meio percurso. Ele é um passeio mais rápido, que faz somente a metade do trajeto, partindo de Campinas ou Jaguariúna e terminando na estação de Tanquinho, de onde o trem retorna à estação de partida. São 1,5h de duração e conta com um percurso de 24 km. Seu valor também é diferenciado, mas não conta com assistência do Vagão Restaurante.
Percurso completo
Já o percurso completo: vai de Campinas a Jaguariúna ou vice-versa. É um passeio de 3,5 horas de duração com um percurso de 48 km, parando em todas as estações entre as cidades e oferecendo as regalias do Vagão Restaurante. Ele percorre a paisagem rural das cidades no entorno de Jaguariúna, atravessando antigas Fazendas Cafeeiras, Estações reformadas, a ponte histórica sobre o Rio Atibaia e, por fim, o Viaduto Maria Fumaça na chegada a Jaguariúna.
Vagão restaurante
A Maria Fumaça não possui paradas para alimentação no seu percurso, mas conta, em sua estrutura, com o incrível Vagão Restaurante, que oferece a experiência histórica de alimentação nos trilhos, assim como os Barões do Café de antigamente. Para quem realiza o Percurso Completo do passeio sempre acompanha um ou dois carros restaurantes e neles podem ser encontrados lanches diversos, salgadinhos, chocolates, água, refrigerantes, sucos e demais bebidas. Há ainda também a possibilidade de eventos esporádicos, como o Café da Manhã no Vagão, ou outros, com comidas típicas variadas, oferecendo sempre o melhor aos seus visitantes. O restaurante aceita cartões de crédito e débito.
Na volta à Jaguariúna, seus visitantes ainda podem contar com outros vários passeios e diversões que conectam a natureza, a calmaria e o charme histórico da cidade. Para isso, hospedar-se com conforto e qualidade é essencial. Para pernoitar em Jaguariúna com o melhor custo benefício e aproveitar de um excelente café da manhã, reserve aqui.
Commentaires