Conheça Jaguariúna e saiba o que fazer na cidade
top of page
  • Foto do escritorkéti stelati

Conheça Jaguariúna e saiba o que fazer na cidade


A cidade de Jaguariúna é conhecida por suas belezas naturais e tranquilidade que somente uma cidade do interior pode oferecer. Seja pela conexão com a natureza ou excelente receptividade, Jaguariúna é um dos destinos mais procurados no interior do estado.

Jaguariúna é rica em história e cultura, e oferece opções de lazer para toda a família, mantendo o aconchego de cidade pequena. Vamos conhecer um pouco mais?


Jaguariúna: um pouco de história

Em seu princípio a região era ocupada pela população indígena, o que começou a mudar com a chegada de bandeirantes que passavam por ali com destino a Goiás e Mato Grosso. Nesse período, iniciou-se também a plantação de cana de açúcar, que foi substituída séculos depois pelo plantio de café.

Em 1875 foi construída a estrada de ferro, que ligou as cidades de Campinas e Jaguari (como Jaguariúna era chamada até então) e contornava a margem do Rio Jaguari. Nessa mesma região vivia o Coronel Amâncio Bueno, dono de extensas terras e da Fazenda Florianópolis.

Ao fim do século XIX o Coronel abriu espaço na sua fazenda, através da loteamento das suas terras, para os imigrantes portugueses e italianos.

Em 1944 o sufixo “una” foi acrescido ao nome Jaguari, e em 30 de dezembro de 1953, a cidade que antes era emancipada de Mogi Mirim, tornou-se um município autônomo: Jaguariúna.


O que fazer em Jaguariúna

Não sabe o que fazer em Jaguariúna? Separamos algumas atividades para te ajudar na

organização do roteiro.


Passeio de Maria Fumaça

Essa é uma das maiores atrações da cidade. Que tal um passeio de trem para se divertir e conhecer um pouco da história da cidade e do café? O trem percorre várias estações e seu embarque e desembarque acontece em Jaguariúna. Além disso, é um passeio perfeito para realizar com toda a família.



Parque dos lagos

O parque dos lagos é perfeito para quem deseja praticar esportes ou passar um momento agradável com a família e as crianças em meio a natureza. Com um amplo espaço verde,o local oferece diversos espaços para diversão e lazer.



Centro Cultural de Jaguariúna

Com localização central, o Centro Cultural de Jaguariúna fica em frente ao terminal rodoviária e conta com um belo gramado, salões e biblioteca. É um local que vale a pena visitar e passar um tempo descansando próximo às árvores.



Parque Serra Dourada

Lugar perfeito para praticar esportes e se divertir com a família nas instalações modernas e aconchegantes do local.



Outros lugares que podem entrar na sua lista:


● Parque Américo Tonietti

● Centro de Lazer do Trabalhador

● Estádio Municipal Alfredo Chiavegato

● Ponte Pedro Abrucêz – Cia. Mogiana 1875

● Matriz Centenária Santa Maria

● Praça dos Ferroviários

● Praça Alonso José de Almeida

● Praça Paschoal Abrucezi


Jaguariúna é uma cidade encantadora e que merece ser o destino das suas próximas férias. Prepare as malas e faça a reserva da sua hospedagem em Jaguariúna, e prepare-se para uma viagem com muito conhecimento, diversão e com muitas energias renovadas.



412 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page